sexta-feira, 16 de julho de 2010

Entraves na popularização do photobook


Já estou há um ano no mercado de photobooks. A dificuldade no varejo ainda é grande. Posso relacionar os seguintes motivos:
  1. Desconhecimento do consumidor: esse é o maior problema. Como não há dinheiro para uma campanha de massificação, a responsabilidade fica com o varejista;
  2. Resistência do varejista em oferecer o Photobook em lugar do 10 x 15. Ele tem a percepção que vai ganhar mais em fazer 100 fotos 10 x 15 do que um álbum que contenha essas mesmas 100 fotos. Isso não tem fundamento na realidade. Um álbum que contenha 100 fotos, no caso do Photobook Maker da Kis, custa R$ 91,30. E é vendido no mínimo por R$ 149,50. Isso gera um lucro bruto de R$ 58,20. Nesse mesmo lugar um foto 10 x 15 é vendida por R$ 0,59. Com 100 fotos temos R$ 59,00. Custo de R$ 0,12 por foto, temos um lucro de R$ 47,00. Só que no photobook isso se faz em 10 minutos,enquanto no minilab demora um pouco mais, sem falar no custo operacional maior;
  3. Falta de treinamento dos atendentes, que não sabem dizer ao consumidor os ganhos do photobook
Bem, vale um debate isso. Nas experiências até aqui realizadas nos mostram que há um duro trabalho para superar tais obstáculos. O produto é excelente e não há consumidor que desgoste do álbum.

Nenhum comentário: