terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Educação: uma opinião

Nas eleições para o governo de São Paulo, o tema educação foi um dos mais discutidos. O PT criticava a aprovação automática, afirmando que os alunos saiam da escola sem saber nada. Ficamos discutindo o assunto aprova/reprova. Isso, na minha opinião, encobre a principal questão: por que as crianças não aprendem? Vamos lá:
  • Qual é a responsabilidade dos professores? Ficam sempre como vítimas, com o discurso de defasagem salarial. Ora, a sociedade precisa dizer se topa pagar um salário muito maior do que se paga hoje. Eu acredito que há um enorme espírito de corpo cobrindo a baixa qualidade profissional dos professores. Eu tinha discussões imensas com os professores de meus filhos quando mais da metade da classe tirava notas abaixo da média. Indagava se não havia problema na sala de aula. Nunca havia! Eu não aceitava essa colocação. Um professor que tinha um resultado desastroso desses tinha mais é que refletir sobre seu desempenho;
  • Reprovar por uma matéria apenas? Pois bem. O aluno vai ter que ver todas as outras matérias que ele passou. É um absurdo;
  • O currículo escolar está absolutamente defasado. Veja os livros obrigatórios. Ok, alguns são clássicos. Outros são entediantes. E os autores mais modernos? E ensinar ainda na base do giz, despejando um monte de coisas também é prática contumaz.
Enfim, a questão é complexa. Temos que ir além do discurso sobre o pobre professor. O lobby deles é fortíssimo. Mas, tem que discutir.

Nenhum comentário: