Meu pai não tem plano de saúde. Tem 85 anos e é, thanks God, saudável. Fiquei pensando onde levá-lo. Precisa de um lugar onde houvesse ortopedista. Onde temos um maiores ambulatórios do Brasil? No Hospital Heliopólis.
Peguei-o as 9h15m e nos dirigimos ao Heliopólis. Passamos pela Almirante Delamare, onde a sujeira é absurda. Metros antes da entrada do hospital, lixo espalhado pelas ruas. O cenário é horrível.
Fomos ao pronto-socorro. Deixei meu pai lá, pois precisa guardar o carro. Ele pegou uma ficha e foi encaminhado a um setor de triagem. Passados alguns minutos foi chamado. A médica disse que o caso era de ortopedia. Ok. Fomos ao setor. Lá duas dezenas de pessoas aguardavam atendimento. Perguntei a um enfermeiro se havia alguma ordem para o atendimento. Não, disse. E emendou: não tem ortopedista, não tem previsão de chegada. E disse mais: não sabia porque o pessoal estava mandando gente para lá. Calculei que não sairíamos de lá antes das 3 da tarde. Peguei meu pai e fui embora. E agora? Acabei indo para a AMA Flávio Giannotti da Prefeitura. Fica bem atrás do Museu do Ipiranga.
Rapidamente meu pai foi chamado (apenas 5 minutos na espera). Passou por uma clínica que pediu raios-x. Esperamos por cerca de 15 minutos e meu pai foi devidamente radiografado. Mais 10 minutos e a médica o atendeu. Viu que não havia fratura e ministrou a medicação. Passamos pela farmácia e pegamos os remédios, gratuitamente. Não tenho certeza se vai curar, mas, pelo menos foi atendido.
Conclusões: 1. o atendimento é variado, de péssimo no Heliopólis para bom na AMA; 2. o descaso dos médicos quanto aos seus horários é absurdo; 3. não temos necessidade de construir muito mais prédios. Precisamos conservar, reformar e equipar os existentes. Se os governos, nas suas três esferas, mudassem o discurso do atender interesses de empreiteros para administrar o que já existe, colocando mais gente nos hospitais, equipando com mais aparelhos de diagnóstico certamente a saúde pública melhoraria muito. Mas, aí como se paga as despesas de eleição?
Nenhum comentário:
Postar um comentário