quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Artigo Revista Fhox edição 133

Mulheres e o mercado fotográfico

Não há pesquisa que não indique a fundamental importância da mulher no mercado consumidor de fotografia. Os percentuais podem variar um pouco, pois, pelo menos, 60% dos clientes de uma loja de fotografia são mulheres. Nas lojas estúdio mais de 90%. E a fotografia digital trouxe mais mulheres ao nosso mercado, ao contrário que se supunha, já que existe a percepção que elas não gostam muito de tecnologia. O registro da memória familiar sempre coube a elas, e isso não mudou. Com mais possibilidades de captação das imagens, as mulheres são cada vez mais clientes chaves para nós do mercado.

Pois bem. Entre as várias leituras de fim de ano (foi mesmo o melhor passatempo, devido a chuvarada recorde) me deparei com um artigo de Jill Wight na revista PMA Magazine com o título “Mulheres são de Vênus....,então, porque sua loja parece ser de Marte? Citando John Gray, autor do livro “Os Homens são de Marte, as Mulheres são de Vênus”, Wight indaga se o varejo sabe das inúmeras diferenças entre homens e mulheres inclusive na maneira de fazer compras. Porque se souber, haverá de aproveitar as inúmeras oportunidades de incrementar os negócios. Para tanto, é preciso mudar o pensamento, a apresentação da loja e até mesmo a política de atendimento.

Vamos nos olhar. A indústria, salvo raríssimas exceções, sempre foi comandada por homens. Havia uma desconfiança muito grande até em contratar vendedoras, pois o mercado exigia muito conhecimento técnico e francamente mulheres nessa área.... Eu ostento com orgulho a quebra de um paradigma quando contratei uma vendedora para minilabs. Muitos olharam com surpresa e nem sempre acreditavam nos seus argumentos. Hoje, isso não existe mais, porém o comando de todas as empresas está nas mãos de homens. Mesmo no varejo, o predomínio masculino é regra. E veja que curioso, até mesmo a FHOX tem a totalidade de seus colunistas constituída só de homens. Mas, por outro lado, tem um time feminino de jornalistas da melhor qualidade. Bom, que sirva de alerta, a mudança deve começar pelo lado de cá do balcão.

A fotografia profissional tem praticamente a metade composta pelo sexo ex-frágil. Para ajudar no orçamento doméstico, as mulheres juntaram o prazer em fotografar seus filhos, amigos e eventos familiares numa atividade rentável. Nas palestras dos congressos, já é grande o número de mulheres ensinando as pessoas a serem melhores em seus negócios.

Quais seriam as dicas de Jill Wight para os varejistas?

a) Muita atenção no ambiente da loja: elas valorizam o ambiente de compras muito mais que nós homens. Iluminação clara e límpida, balcões e corredores livres da sujeira, avisos e cartazes grandes e fartos. Esqueça aquelas fotos de carrões de fórmula 1, de mulheres de calendários. Uniformes dos atendentes discretos e que eles saibam falar com mulheres, sem serem uns chatos com uso excessivo de tecnoquês. Saibam ouvi-las. Dê respostas perfeitas para os problemas delas, não só o produto certo;

b) Procure montar um produto cercado de acessórios, ou seja, soluções completas. E como mostrar um vestido, com sapatos, echarpes, bolsa e jóias que combinam.

c) Dê uma festa: organize uma festa em torno de um workshop, curso de fotografia, uma palestra. Mulheres gostam de socializar. Pegue um serviço de bufê, distribua folhetos. Busque a fidelização de suas clientes com esse tipo de evento.

Quanto mais alto o nível de conforto, de confiança e de lealdade, suas chances de multiplicar a clientela feminina serão enormes. Mulheres, muito mais que homens, contam suas experiências. Elas, sim, fazem o boca a boca.

Meu amigo lojista: se você já pensou sobre isso parabéns. Se não, e está lendo esse artigo ainda há tempo de mudar. Em algumas situações, as mulheres representam mais de 70% do faturamento nos serviços fotográficos. Definitivamente, não dá para ficar parado.

Edmundo Salgado

FHOX 133

Janeiro de 2010.

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